Moradores de Pedra de Guaratiba protestam pela falta de um retorno na Transoeste

Moradores de Pedra de Guaratiba fazem manifestação na obra da Transoeste

Vários moradores de Pedra de Guaratiba, Capoeira Grande e Jardim Cinco Marias se reuniram no canteiro de obras da Estação Mato Alto do BRT que está sendo construída no entroncamento da Avenida Dom João VI com Estrada do Mato Alto para protestar contra a falta de retorno nos acessos aos bairros.
Somente o desconhecimento do volume de tráfego que vai em direção à Pedra de Guaratiba e bairros vizinhos poderia acarretar essa falha na construção da estrada. Alguns moradores suspeitam que possa haver uma ingerência política na determinação dos acessos da avenida, tendo em vista que na entrada da Pedra de Guaratiba constavam os acessos normais no projeto original.
No projeto apresentado à população em 18 de janeiro de 2010 numa audiência pública realizada em Pedra de Guaratiba, a Prefeitura definiu que haveria um viaduto e duas passagens subterrâneas no entroncamento da Estrada da Matriz com Estrada do Mato Alto.
- Porque tirar o acesso a um bairro onde residem 80 mil moradores aumentando o percurso em quase 20 km? Deve haver uma razão muito especial para isso, nós não aceitamos. É muita incompetência ou falta de respeito com a população, reclama a moradora.
Aos gritos de "eu quero respeito" os moradores portando cartazes reivindicavam os acessos aos bairros conforme previsto no projeto original. Na ocasião flagramos inúmeros carros que forçavam a entrada sobre o monturo de terra que fechava a estrada, improvisando o retorno que lhes fora tirado.
Consultado pelo Portal Guaratiba o Diretor de Assuntos Institucionais do CEPAG (Centro de Estudos Projetos e Ações de Guaratiba), Alexandre Pantaleão de Mello, disse que a população não está sendo ouvida e quando foi procurado pelos moradores procurou contatar os órgãos responsáveis pela obra e não obteve resposta. Apenas a CET-RIO respondeu ratificando que os acessos foram retirados do projeto. Em contato com a SANERIO, empresa construtora responsável pelo Lote 3, que executa esse trecho da Transoeste, obteve como resposta que a empresa apenas executava o projeto e não tinha competência para altera-lo.
Ao ser procurado pelo Portal Guaratiba, o Vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão Especial da Transoeste e Transcarioca na Câmara dos Vereadores, que tem por objetivo fiscalizar e acompanhar a obra, se comprometeu em entrar em contato com o Secretário de Obras Alexandre Pinto para discutir o assunto, ato contínuo nos encaminhou o ofício com a solicitação feita ao Presidente da Casa solicitando o agendamento de uma reunião com o Secretário.
Os moradores prometem continuar atentos aos acontecimentos e se nenhuma ação for tomada para devolver os acessos ao bairro, será organizada uma grande manifestação na inauguração da obra.

FONTE PORTAL DE GUARATIBA
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Moradores de Pedra de Guaratiba protestam pela falta de um retorno na Transoeste"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)