O impacto positivo da Transoeste para a população de Guaratiba e região

Texto: Ronaldo Andrade Inácio 

Falta pouco para a inauguração do Corredor Viário Transoeste que unirá Guaratiba até a Barra da Tijuca, caso não ocorram atrasos nesta importante obra a inauguração será neste mês de maio. Notícias veiculadas anteriormente previam e a inauguração para julho/2012, entretanto a Prefeitura antecipou o início de funcionamento deste corredor pioneiro no sentido de melhorar o deslocamento da população carioca. O mais importante é que a obra, muito acertadamente, foi realizada na zona da cidade onde o transporte é mais deficiente.
Muitas mudanças e adequações foram incorporadas ao projeto nestes dois anos de sua construção que aproveitou todo o traçado da Avenida das Américas e que usará a Estrada da Pedra para chegar até Santa Cruz e Campo Grande. Talvez por desconhecimento geográfico, a propaganda indica que o Transoeste ligará a Barra da Tijuca até Santa Cruz, porém essa possibilidade será concretizada apenas na segunda fase de construção.
O Terminal provisório no extremo oeste da obra está localizado na localidade de Cinco Marias (na estação de BRT´s de mesmo nome) em Pedra de Guaratiba, pouco antes do acesso para Paciência. Assim, a informação de que ligaria a Barra da Tijuca a Santa Cruz é benéfica, porém equivocada. O que já chega até Santa Cruz (e Campo Grande) são as pistas da Estrada da Pedra (reformadas há poucos anos passados e em muito boas condições) e da Avenida Cesário de Melo que possui desde há muito, uma pista central exclusiva para a circulação de ônibus. Cremos inclusive que esta segunda fase do projeto, tão inteligentemente anunciada pela Prefeitura não demore muito a ser concluída, pois se houverem desapropriações em seu caminho o número será reduzido.
A extensão da Transoeste até Santa Cruz e Campo Grande trará um grande benefício aos moradores desses bairros. O Terminal da obra na Barra da Tijuca, já está em construção no canteiro central da Avenida das Américas em frente ao conhecido edifício comercial Condado de Cascais. Entretanto o trecho entre este local e o Terminal Alvorada (terminal provisório sul nesta primeira fase) não teve sua obra iniciada postergando-se sua conclusão para 2014, antes da Copa do Mundo.
A grande curiosidade dos futuros usuários é em que condições estará o Terminal Alvorada no dia da inauguração da Transoeste. Uma grande reforma está sendo executada e supostamente será o melhor e mais completo terminal da cidade (com condições superiores as da Rodoviária Novo Rio na zona portuária). Enquanto a obra está em andamento, os pontos finais das linhas que utilizam o Terminal Alvorada foram transferidos para uma grande área ao lado. Vamos aguardar pela solução que será dada para que os ônibus articulados façam a manobra de entrada e saída no terminal sem que se misturem com os demais coletivos das linhas convencionais que já fazem uso dessa instalação.
Enfim, independente de qualquer nome ou rótulo no sentido de onde parta e para onde está indo, a população da região, principalmente os usuários de transporte coletivo nas zonas de Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande, Paciência, Bangú, Sepetiba e adjacências estão de parabéns com o início da atividade desse novo serviço. Mesmo que não possa ser considerada uma solução definitiva, certamente irá colaborar de maneira positiva para as péssimas condições de transporte na região. Temos a certeza de que a população com o tempo reconhecerá a importância da Transoeste na mobilidade urbana, algo que a população por décadas vinha reivindicando sem que fosse atendida.

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