Hoje (2/3) começa o curso de contador de histórias e dia (10/3) vai ter festa na Biblioteca José Vieira Filho em Guaratiba

Sempre procurando servir e ajudar a comunidade, o casal Ieda e Cid Thomé durante longos anos, desde que fixaram residência em Guaratiba, na Rua Gaspar de Lemos n° 2 em Ilha de Guaratiba, procuram fazer um trabalho voluntário sempre voltado ao bem estar da população e desenvolvimento cultural da região. Debalde as dificuldades que encontram em conseguir recursos para seus projetos, procuram daqui e dali e conseguem a duras penas um ou outro patrocínio nos trabalhos comunitários que desenvolvem. Mas o que conhecemos do casal é uma luta contínua, independente de vir ou não ajuda externa. Traçam um rumo, fixam um objetivo e com muito trabalho e dedicação constroem o que muitas vezes se transforma na única opção de esporte e lazer para os cidadãos e cidadãs de Guaratiba, principalmente na melhor idade, que são os participantes das atividades programadas pela ONG Vida Feliz administrada pelo casal.
Assim foi a construção e tem sido a manutenção da Biblioteca José Vieira Filho, fundada em 2002 e até hoje, ao longo desses 10 anos sendo mantida e administrada exclusivamente pelo casal. Buscando apoio no Instituto Rio, uma fundação que tem por objetivo apoiar ONGs da Zona Oeste, foram orientados a iniciar um amplo trabalho de pesquisa com a comunidade que recebeu o nome de "Planejamento Estratégico". Neste trabalho, cada morador da comunidade deu sua opinião com relação às principais necessidades e os projetos mais interessantes para a biblioteca serão pouco a pouco desenvolvidos.
Dentre esses pedidos, no topo da lista surgiu o pedido de um curso de "Contação de Histórias", falando assim parece fácil, mas a técnica exige trabalhar com o imaginário das pessoas, sugere cenas e visualiza ações, necessita de uma adequada impostação de voz e firmeza no falar, enfim tudo o que o Professor Áureo Ramos, engenheiro de formação, vai ensinar nos próximos dois meses em 26 horas de aula. O curso gratuito de contação de histórias inicia amanhã (2/3), e infelizmente já está com as vagas esgotadas. A intenção era a formação de 10 alunos, mas 17 pessoas já estão inscritas, não havendo espaço para receber mais alunos.
Por falar em espaço, esse foi o segundo pedido da comunidade - a ampliação do espaço da Biblioteca. O prédio aproveitado de uma antiga garagem sofre com o espaço reduzido, e Cid fala animado de seu projeto de ampliação, mas que infelizmente ainda não encontrou patrocinadores. - Não é muito. A única coisa que pretendemos é uma cobertura (telhado) maior para abrigar as várias atividades da biblioteca, servindo inclusive como salão para outras atividades como as da ONG Vida Feliz, descreve com entusiasmo Cid Thomé.
Chiquinho Siqueira
Dois outros pedidos da comunidade, identificados na pesquisa realizada foram: um curso de gestão de biblioteca, cujos formandos poderão estagiar na própria biblioteca José Vieira filho e professores de reforço escolar para a criançada. Enfim, as necessidades são muitas e a ajuda chega à conta gotas, mas a determinação e a vontade de ajudar do casal superam todas as dificuldades.
No dia 10 de março às 18 horas, no espaço ao lado da Biblioteca José Vieira Filho, debaixo de uma árvore frondosa, será realizado um Sarau (festa) com cantiga de Ciranda, antiga música folclórica dançada nas montanhas de Guaratiba durante muitos anos na época da colonização e ocupação pelos colonos portugueses. A festa é em comemoração ao aniversário de Guaratiba que ocorre em 5 de março. Francisco Alves Siqueira, o Chiquinho de Barra de Guaratiba, será o cantador que vai puxar a letra e os casais da ONG Vida Feliz vão dançar a Ciranda, com as senhoras vestidas com saias de chita colorida como era no passado, recriando a atmosfera dos bailes de ciranda de outrora. Toda a renda obtida na festa reverterá para as obras da biblioteca.

Fonte Portal de Guaratiba
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Hoje (2/3) começa o curso de contador de histórias e dia (10/3) vai ter festa na Biblioteca José Vieira Filho em Guaratiba"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)