Protesto de moradores neste sábado fecha a Estrada da Matriz em Guaratiba

Sábado (14/01) por volta das quatro horas da tarde, moradores da Estrada da Matriz em Guaratiba bloquearam a rua com galhadas, pneus e madeiras em chamas em protesto contra o aumento de tráfego e acidentes na estrada. O protesto aconteceu próximo à Matriz Salvador do Mundo em frente à Rua Caminho do Cabral. Houve necessidade de intervenção policial para acalmar os ânimos e desobstruir a rua.
Na última semana a CET-RIO a pedido da Odebretch Engenharia, empreiteira responsável pelas obras da Transoeste, determinou a interdição parcial da Avenida D. João VI (Avenida das Américas) no trecho que vai da Estrada Roberto Burle Marx até o cruzamento com a Estrada da Matriz em Pedra de Guaratiba. O procedimento deveria atender à demanda de tráfego dependendo do horário e às necessidades operacionais da empreiteira que necessita desse procedimento para complementar as obras de urbanização da via.
Pela manhã a Estrada da Ilha/Matriz recebe o menor tráfego vindo da Barra da Tijuca em direção à Pedra de Guaratiba, e à tarde em sentido oposto em direção à Barra da Tijuca, dessa forma permitindo o tráfego em meia pista na Avenida D. João VI em um só sentido.
A estratégia parecia perfeita, pois sendo a Estrada da Ilha o caminho alternativo para Pedra de Guaratiba nada mais simples do que permitir o trânsito de veículos em uma direção, desviando da avenida em reforma. Entretanto dois fatores tornam a operação extremamente delicada, o primeiro é que sendo a Estrada da Ilha uma estrada vicinal, precariamente asfaltada, estreita e sem acostamento ou calçadas, não oferece as condições operacionais necessárias para suportar esse tipo de tráfego pesado que ocorre na avenida. O segundo fator, talvez o mais relevante seja a falta de educação, impaciência e imprudência dos motoristas que por ali passam.
O fato é que nesta última semana aconteceram situações desagradáveis e acidentes, alguns deles fatais. Temos recebido reclamações de moradores que nos relatam situações que só não resultaram em tragédias por pura sorte.
"- Estamos sofrendo muito com esse desvio do tráfego. De ontem para hoje ocorreram 3 atropelamentos com 2 vítimas fatais. Os motoristas estão cortando pelo acostamento. Uma senhora quase foi atropelada no ponto de ônibus. Até caminhão da prefeitura está cortando pelo acostamento que já é quase inexistente. Não há nenhum operador de tráfego para controlar o trânsito. Já liguei para o 1746 da prefeitura e para o 153, mas não adiantou nada", relata dona Letícia Pacheco moradora no local.

Fonte Portal de Guaratiba
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Protesto de moradores neste sábado fecha a Estrada da Matriz em Guaratiba"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)