Saiba mais sobre a Transoeste


Corredor expresso para ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, a Transoeste terá 56 quilômetros de extensão e 53 estações de BRT (Bus Rapid Transit). A expectativa é que a via reduza pela metade o tempo médio de viagem entre os bairros, todos na Zona Oeste do Rio.


As obras da Transoeste incluem a abertura de um túnel na Serra da Grota Funda, a restauração de 255 mil metros quadrados de asfalto, a implantação de outros 522 mil metros quadrados e a instalação de 3.650 novos pontos de luz. O número de passageiros beneficiados por dia deve chegar a 220 mil.


Um dos três corredores do projeto de transportes da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Transoeste começará no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca – próximo à futura estação da Linha 4 do Metrô – e seguirá até as estações da Supervia em Campo Grande, pela Avenida Cesário de Melo, e Santa Cruz, pela Rua Felipe Cardoso.


Além dos ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras, seu corredor central contará com linhas complementares, operadas com ônibus menores nos bairros periféricos.


A Transoeste está dividida em cinco percursos: no denominado trecho zero da obra, o corredor vai se estender por seis quilômetros do Jardim Oceânico – onde fará integração com o Metrô – até o Terminal Alvorada. Os ônibus articulados circularão pelas faixas centrais da Avenida das Américas e farão parada nas estações instaladas sobre o canteiro central.


O trecho 1 seguirá pela Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e a Estrada Benvindo de Novaes, onde parte da via está sendo ampliada para se igualar à existente na Barra da Tijuca, incluindo mudanças na sinalização e construção de dois viadutos – um no cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende, já concluído, e outro na altura da Benvindo de Novaes.


O trecho seguinte, o 2, terá início no cruzamento com a Estrada Benvindo de Novaes seguindo pela Avenida das Américas até a Estrada da Matriz, em Guaratiba. Nesse percurso também está sendo feita a implantação das pistas de serviço, até a altura do Canal de Sernambetiba. Também haverá duplicação da ponte sobre o canal e a duplicação da pista da Avenida das Américas entre a Av. Alceu de Carvalho até a Estrada do Pontal, a partir de onde está sendo aberto o Túnel da Grota Funda.


O trecho 3 da Transoeste continuará pela Avenida das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz. Nessa região haverá a duplicação total da via, que passará a contar com três faixas por sentido, uma delas destinada aos ônibus articulados.


Com a adequação e ampliação do projeto, a Transoeste ganhou um trecho de número 4, que a ligará aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande. Por conta da alteração, a via vai se prolongar, a partir da Estrada da Pedra, por mais 7 quilômetros pela Rua Felipe Cardoso, até a estação de trem de Santa Cruz. Na outra alça, uma via de 11 quilômetros será construída na Avenida Cesário de Melo até a estação de Campo Grande. O corredor da Transoeste deverá ser inaugurado em 2012.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Saiba mais sobre a Transoeste"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)