Transoeste: obra do Túnel da Grota Funda


RIO - O Túnel da Grota Funda, na Zona Oeste, começará a ser aberto na manhã desta quarta-feira. A prefeitura considera essa etapa a mais importante para a construção da Transoeste , corredor expresso de 32 quilômetros que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz e ficará pronto em 2012. Às 9h, será feita a primeira explosão em rochas e, em 10 segundos, serão detonados cerca de 25 quilos de dinamite. A construção do túnel durará 10 meses, abrindo caminho entre a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e o canal do Rio Portinho, em Guaratiba.

A explosão das rochas será acionada pelo prefeito Eduardo Paes, pelo presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. E, em seguida, começa a perfuração da Serra da Grota Funda.

A estimativa da prefeitura é que sejam feitas até três explosões por dia, usando entre 900 e 1.350 quilos de explosivo. Até meados de 2011, serão detonadas 400 toneladas de dinamite. A Transoeste - assim como a Transolímpica e Transcarioca - faz parte do projeto de melhorias da estrutura viária da cidade, para o Rio ter condições de realizar a Copa de 2014 e as Olimpíadas, em 2016.
Metade do tempo para ir da Barra a Santa Cruz

O novo túnel terá duas galerias com 1.100 metros de comprimento. O corredor expresso vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, que hoje chega a duas horas e meia.

A abertura do Túnel da Grota Funda é a segunda de três etapas de construção da Transoeste. Essa fase vai consumir 80% dos R$ 692,1 milhões previstos para o corredor expresso. Além do túnel, serão implantadas pistas laterais na Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e a Estrada vereador Alceu de Carvalho. A ponte sobre o canal de Sernambetiba será duplicada, assim como os trechos da Avenida das Américas entre a Estrada do Pontal e a Rua vereador Alceu de Carvalho; e da saída do Túnel da Grota Funda até a Estrada da Matriz, também em Guaratiba.

Após o período de explosões, a Secretaria municipal de Obras começará a instalar os sistemas de segurança, ventilação e iluminação do túnel, além de fazer drenagens para evitar possíveis infiltrações. Parte das rochas explodidas será usada na terraplanagem dos trechos que serão alargados na Avenida das Américas. A reutilização do material vai reduzir o fluxo de caminhões retirando entulho. Durante o trabalho, a estrada da Serra da Grota Funda continuará aberta ao tráfego de veículos.

A fase 1 da Transoeste inclui a adaptação da Avenida das Américas, entre o Terminal Alvorada e a Avenida Benvindo de Novaes, para receber os BRTs (Bus Rapid Transit) e a construção de dois viadutos . A obra de um deles, na esquina das avenidas Salvador Allende e Américas, começou em julho. O outro ficará na esquina das avenidas das Américas e Benvindo de Novaes. A terceira etapa será a duplicação do trecho das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, e a Estrada da Pedra, em Santa Cruz. Serão três faixas por sentido.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Transoeste: obra do Túnel da Grota Funda"

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)