Com 10 mil habitantes, Pedra de Guaratiba recebe 45 mil foliões


Bem longe dos famosos blocos da região central do Rio de Janeiro, o carnaval da Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, cresce a cada ano e conserva sua tradição de festa de rua. Nos quatro dias de folia, 45 mil pessoas lotam o bairro, que no último levantamento populacional, do Censo 2000, tinha apenas 10 mil habitantes. A Rua Barros de Alarcão, que abriga a colônia de pescadores e um pólo gastronômico de frutos do mar, é o centro do circuito, que ainda inclui as praças São Pedro e Coqueirinho.

O bairro tem dois blocos legalizados, o Coqueirinho e o Venda Grande, mas cerca de oito agremiações participam da festa. A dona de casa Ivoneta Medeiros, de 50 anos, é presidente do Venda Grande, que possui rainha de bateria, mestre-sala e porta-bandeira, cinco alas fantasiadas e até uma alegoria abre-alas. Ela conta que o carnaval só tem crescido no bairro:

- A cada ano mais gente aparece por aqui. Tem crescido muito, mas falta organização. Os desfiles não podem mais ser na Rua Barros de Alarcão porque não tem espaço. Teve uma melhora porque esse ano trouxeram mais banheiros químicos, mas não foi o bastante - disse Ivoneta, chamada de Preta pelos conhecidos.

Para os quatro dias de carnaval, 18 banheiros químicos foram instalados e uma tenda para shows com capacidade de 5 mil pessoas foi montada, além de dois palcos.

A dançarina espanhola Tauane Pereira desfila na Portela, mas não perde o carnaval da Pedra de Guaratiba:

- Esse é o melhor carnaval do Rio de Janeiro. Não tem igual. Aqui a animação é durante o dia e a noite."
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Com 10 mil habitantes, Pedra de Guaratiba recebe 45 mil foliões"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)