Suprimir das obras da Transoeste o viaduto da Benvindo de Novaes poderá trazer um grande transtorno


A poucos meses da anunciada inauguração do Corredor Viário Transoeste vínhamos notando certo atraso na construção do Viaduto que eliminaria o cruzamento do sistema (que circulará pela Av.das Américas) com a Estrada Benvindo de Novaes (no Recreio). Tendo a construção do viaduto Orlando Raso (na saída da Av.Salvador Allende) perdurado por cerca de quatro meses, estimar-se-ia que o da Benvindo de Novaes de características semelhantes, fosse erguido dentro de igual prazo. Como temos oportunidade de passar duas vezes por semana pelo local percebemos que a obra ali iniciada foi paralisada e há pouco tempo tomou outras características que incluíram o recapeamento asfáltico, adição de sinais de trânsito e modernos postes de iluminação (ainda sem funcionar), além da inclusão da cerca que impedirão os pedestres de atravessarem a Av.das Américas fora dos locais determinados. Hoje, ao consultar órgãos ligados a Construção do Transoeste e notícias divulgadas na Internet, não foi surpresa saber que a construção do referido viaduto foi suprimida, ocasionando assim mais uma mudança no projeto original deste Corredor Viário.



A Estrada Benvindo de Novaes é uma das mais antigas ligações entre a Av.das Américas e Estrada dos Bandeirantes e foi estabelecida muitos anos antes da conhecida Av.Salvador Allende. A "Benvindo" tem se mostrado nos últimos anos como uma ótima opção quando há casos de dificuldades na "Salvador Allende" que periodicamente sofre interrupções dadas à realização de grandes eventos no Riocentro e suas imediações, como a "Feira da Providência", "Festival Rock in Rio", Shows na Arena Carioca e principalmente o grande movimento em direção as praias do Recreio e Grumari que aumenta consideravelmente no verão. A Estrada Benvindo de Novaes antes quase deserta começa hoje a receber a construção de grandes condomínios residenciais o que certamente implicará em maior demanda de tráfego de veículos por sua pista.
Pelo exposto, achamos que a supressão do viaduto naquele local foi um grande erro pois obrigará um grande número de veículos particulares, vans e ônibus municipais que circulam nos dois sentidos desta via a efetuar retorno sinalizado na Av.das Américas em dois pontos diferentes, cruzando o nível do Transoeste. O movimento neste trecho é tão grande que durante as ápice das obras foi o ponto onde ocorreu o maior número de acidentes decorrente do atolamento de veículos de diversos portes ao efetuarem o retorno. A maioria destes faz ponto final no "Terreirão" (comunidade no Recreio dos Bandeirantes) tendo de circular forçosamente pela Praia do Recreio que faz parte de seus itinerários. Além do mais, os custos para as fundações do referido viaduto já haviam sido orçados e agora talvez se queira saber sobre a destinação que tiveram esses valores.
Com mais essa modificação ocorrida no traçado do Transoeste, fica provado que as autoridades e projetistas cariocas ainda terão que fazer um longo aprendizado em relação à construção e modernização em sistemas de transporte de passageiros em nossa cidade fato que é levado muito a sério em São Paulo onde esses equipamentos são finalizados de forma prática e exemplar.
As cercas que estão sendo instaladas na Av.das Américas cujo objetivo é impedir que transeuntes atravessem a avenida de um lado para o outro fora dos locais determinados (cujas passagens estão levando o apelido de "currais"), deveriam em verdade serem implantadas entre a pista do Transoeste e as do rolamento normal dos automóveis e outras viaturas. Nada impedirá (a não ser a presença de vigilância) que pessoas não autorizadas, desatentas, animais e outras interferências não previstas, circulem pela pista onde os expressos deverão passar já que existem diversos sinais e cruzamentos no caminho do sistema, infelizmente.
A falta de passarelas para a travessia ou acesso dos futuros usuários às estações será mais um entraves que (esperamos que não) certamente fará com que a prometida viagem entre Guaratiba (Estação Terminal provisória "Cinco Marias") e Terminal Alvorada (Terminal provisório na Barra da Tijuca) seja efetuada em prometidos 18 minutos nas composições da linha DIRETA.

Fonte Portal de Guaratiba
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