PEDRA DE GUARATIBA


A 40 quilômetros do Centro do Rio, Pedra de Guaratiba é um bairro famoso por sua colônia de pescadores. A população da Pedra, como é conhecida a região, é formada por gente simples que vive, em sua maioria, da generosidade da natureza, com a pesca. Ao mesmo tempo em que é conhecida como pólo gastronômico, a área sofre com as precárias condições de saúde, a falta de transporte público e a poluição das praias.

Pedra é banhada pela Baía de Sepetiba, que precisa de medidas urgentes de conservação dos manguezais - importantes na sobrevivência de muitas espécies de peixes - e da despoluição de suas águas.



O bairro de Pedra de Guaratiba foi assim batizado porque a população se instalou perto de uma pedreira ainda existente na Estrada do Catruz. Hoje, a Pedra ainda conserva uma enorme área de reserva natural, como o Morro do Silvério.


Pedra sedia a Igreja Nossa Senhora do Desterro, terceira mais antiga da cidade e tombada em 1938. A outra Igreja de Pedra de Guaratiba, construída em 1915, é a de São Pedro Apóstolo, padroeiro do bairro. A igreja tem duas creches com 80 crianças e um grupo de voluntários que distribui alimentos à comunidade. A Fundação Xuxa Meneghel também é bastante presente na vida das crianças com trabalhos sociais.

Em 1908, pescadores de Pedra se organizaram e compraram uma casa na Rua Barros de Alarcão. Lá, fundaram a Colônia de Pescadores Z-14, que funciona até hoje reunindo pescadores do bairro e das
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "PEDRA DE GUARATIBA"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)