Historia da Fundação Xuxa Meneghel


A Fundação Xuxa Meneghel escolheu Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para abrigar a sua sede e implementar as atividades de educação para as crianças, promoção familiar e desenvolvimento comunitário. A tradicional comunidade de Pedra de Guaratiba é rica em história e manifestações de cultura popular, mas é uma das regiões com mais baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) do Rio de Janeiro.
Nos últimos anos a atmosfera bucólica reparte a cena com símbolos do rápido crescimento urbano: carros, antenas parabólicas e imóveis novos construídos a cada dia. Encontrar uma equação equilibrada entre crescimento, infra-estrutura e desenvolvimento local sustentável é um dos principais desafios da região.

História

O bairro foi um vilarejo de pescadores de onde brotou uma infinidade de restaurantes especializados em frutos do mar, que atraiu dezenas de artistas inspirados pela cultura meio caiçara e por um horizonte cheio de tons e contornos, mediado pela Restinga da Marambaia.
As tecnologias de sobrevivência tradicionais - pesca artesanal, horticultura e criação de animais - equilibravam de alguma forma a falta de benefícios infra-estruturais e os raros serviços sociais. O perfil da pobreza e miséria ainda reflete a decadência do padrão rural-pesqueiro: alcoolismo, analfabetismo e baixa escolaridade, informalidade, desemprego ou subemprego. Mas a transição deste perfil para um bairro dormitório deu-se em decorrência do assoreamento da Baía de Sepetiba, que comprometeu significativamente a atividade pesqueira e a ocupação desordenada do solo com loteamentos irregulares e invasões, desestabilizando as atividades geradoras de renda.
Embora emoldurada por um entorno geográfico promissor – de manguezais, fundo de baía, terras férteis – e embalada pela presença histórica de artistas – na música, nas artes plásticas e na gastronomia –, Pedra de Guaratiba é um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano da cidade – 118º lugar num universo de 126 (IDH/PNUD 2000) –, justamente pela precariedade dos serviços e equipamentos sociais e culturais, de iniciativa governamental ou não.
A pesquisa Educação da Primeira Infância, da Fundação Getúlio Vargas (2006, p.5) , constatou que o bairro é um dos mais deficitários do Rio de Janeiro em equipamentos sociais para educação infantil (0 a 6 anos). Agravou-se também a situação material da vida cotidiana. As famílias pobres vivem pior em relação às condições de moradia, saneamento básico, abastecimento de água e mesmo de manutenção de serviços essenciais, e a carência de oportunidades de geração de emprego e renda aumenta a vulnerabilidade da população local.
Por outro lado, Guaratiba é conhecida pelas suas festas populares, religiosas ou não, como a festa de São Pedro em 29 de junho com a sua tradicional procissão de barcos, ou de Nossa Senhora do Desterro, com sua quermesse, ou ainda a Festa do Abrigo Evangélico, no dia 1º de Maio, que traz gente de toda a parte da cidade.
Também é conhecida pela sua gastronomia com os famosos restaurantes de frutos do mar, conhecidos internacionalmente e as tias que perfilam seus estabelecimentos ao longo da Estrada de Barra de Guaratiba. E suas artes se manifestam com muitos artistas residentes. De certa forma, o tempo e o ritmo da atividade pesqueira imprimiram suas características sócio-culturais ao ritmo biológico dos moradores.
E embora a pesca não seja mais a atividade principal, deixou sua marca na cultura local. A rua é uma extensão da casa. Há o senso de familiaridade comum aos lugares pequenos, onde todos se conhecem e sabem das histórias pessoais e familiares. É a cultura da informalidade, da comunicação disseminada pelo boca a boca. Até há pouco tempo, os moradores vindos de fora, mesmo com o passar dos anos, continuavam sendo vistos como estrangeiros pelos “nascidos e criados” no local.
É este o ambiente em que as crianças da Fundação Xuxa vivem e convivem.
Guaratiba,  com população estimada em 101.205 habitantes (IBGE, 2000). Segundo o Plano Estratégico do Município do Rio de Janeiro (1998), Pedra de Guaratiba, sub-bairro de Guaratiba, foi o bairro com maior crescimento demográfico na década de 1990: 43%. Nos últimos três anos, segundo informações da Coordenadoria Regional da Educação, cresceu em 35% a procura por matrículas nas escolas municipais, responsáveis pelo Ensino Básico na região, mas são visivelmente perceptíveis na vivência e convivência local. Esses dados embora ainda não incluídos nos documentos oficiais, foram obtidos extra-oficialmente na rede de proteção local, reuniões e eventos promovidos pelo Núcleo de Defesa e Proteção a Criança e do Adolescente de Guaratiba (NUDECA), criado em julho 2001, como um espaço de prevenção e proteção às violências cometidas contra crianças e adolescentes na região.

    Fundação Xuxa Meneghel
    Telefax: 55 (21) 2417-1925 / 2417-1252
    Rua Belchior da Fonseca, 1.025
    Pedra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ
    Cep: 23026-260
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Historia da Fundação Xuxa Meneghel"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)