A Unidade de Tratamento de Esgoto em Guaratiba, vai tratar o esgoto de 1.500 casas da região
Atualmente estão em funcionamento na cidade mais quatro UTRs: a do Arroio Fundo, que ajuda a proteger o sistema lagunar de Jacarepaguá; a do Rio Carioca, que desemboca na Praia do Flamengo; a do Piscinão de Ramos, que trata a água da Baía de Guanabara que abastece o Piscinão; e a da Rocinha, que melhora a qualidade da água do Canal da Rocinha e que chega à Praia de São Conrado.
O processo de tratamento usado nas UTRs é o Flotflux. A limpeza da água ocorre por meio da flotação, na qual partículas sólidas de diferentes naturezas são separadas e removidas a partir de sua suspensão em um líquido.
Na UTR de Guaratiba, primeiro, os sólidos maiores ficam retidos em um gradil. O tratamento é composto por três etapas: aeração, micro-aeração e dragagem. A água resultante do processo é bombeada para o costão da praia, com a injeção de hipoclorito para desinfecção da água tratada.
Etapas do tratamento nas UTRs
AERAÇÃO – Nesta fase ocorre a homogeneização da mistura água/Sulfato de alumínio/Polímero e a formação do lodo. A coagulação das impurezas é provocada pelo sulfato de alumínio, formando flocos, que dão origem ao lodo. O Polímero atua como uma liga na mistura, dando a consistência.
MICRO-AERAÇÃO – O ar comprimido é injetado na mistura sob a forma de micro-bolhas, que se incorporam ao lodo, provocando sua flutuação.
DRAGAGEM – Esta etapa consiste na remoção do lodo flutuante por meio do dispositivo “roda de dragagem”, que realiza a coleta do material por meio de calhas. O lodo é recolhido por meio de bombas e direcionado ao sistema de esgotamento sanitário da Cedae.
Fonte Correio do Brasil
0 Response to "Rio inaugura estação para tratar o esgoto de Guaratiba"
Postar um comentário