Começa a construção da Transoeste, no Rio de Janeiro

Corredor expresso de 32 km vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Via utilizará sistema de BRTs (Bus Rapid Transit)

VÍDEO DO PROJETO

PROJETO COMPLETO COM TRAÇADO E ESTAÇÕES


A Prefeitura do Rio iniciou no dia 8 de julho as obras da Transoeste, corredor expresso de 32 km que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Com investimento de R$ 692,1 milhões, a via integra, ao lado da Transolímpica e da Transcarioca, o projeto de preparação viária do Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.



Estação da Transoeste
A Transoeste terá 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit), corredor de ônibus articulado com linhas expressas e paradoras. Um dos trechos mais críticos da obra será a abertura do túnel da Grota Funda.

A obra será dividida em três lotes que serão executados simultaneamente, sendo os dois primeiros sob responsabilidade da Odebrecht e o terceiro da Sanerio. No Trecho 1 (Avenida das Américas entre o Terminal Alvorada e Avenida Benvindo de Novaes), a via será adaptada para se tornar um corredor expresso e receber o BRT, com mudanças na sinalização e construção de dois viadutos: um no cruzamento das Avenidas das Américas e Salvador Allende e outro entre América e Benvindo de Novaes.

Já no Trecho 2 (Av. das Américas entre a Av. Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba) será feita a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba. Também haverá duplicação da ponte sobre o Canal e a duplicação da pista da Av. das Américas entre a Alceu de Carvalho até a Estrada do Pontal, onde será aberto o túnel da Grota Funda. Composto por duas galerias de 1.100 m, o túnel segue até o Canal do Rio Portinho. Serão criadas alças de acesso à Guaratiba, readequando as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota Funda também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.

No Trecho 3 (Av. das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz), por fim, a via será totalmente duplicada, passando a ter três faixas por sentido.

A obra inclui ainda a restauração de 255 mil m² e a implantação de 522 mil m² de pavimento. Também serão instalados 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz-Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 km de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Nos horários de pico, a viagem pode levar até duas horas e 30 minutos. Com a construção da Transoeste, o tempo de viagem cairá para menos de uma hora.

A obra deve ser concluída em dois anos.





COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Começa a construção da Transoeste, no Rio de Janeiro"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

footerwidget1

Top 5 (Semana)

Video Category

Top 5 (Mensal)

topads

Top 5 (Anual)